O vereador Maycon Cesar (PPS) esteve hoje na tribuna do Plenário pela primeira vez desde a criação da Comissão Processante que investiga a denúncia de quebra de decoro do parlamentar. A investigação recai sobre o alegado crime de compra de votos nas eleições de 2012. Maycon disse que o processo da Justiça Eleitoral não cassou seu mandato e que a condenação foi em primeira instância. O vereador classificou como “injusta” a condenação, e lembrou de casos recentes envolvendo outros políticos da região, revertidos em tribunais superiores.

Maycon disse que a Justiça Eleitoral o condenou “parcialmente, por tentativa de compra de votos”. Para ele, a abertura de uma Comissão Processante foi “excesso de zelo” por parte da Casa. Durante o pronunciamento, Maycon disse que “quem fez a denúncia [à Justiça Eleitoral na época] foi um concorrente, conhecido no meio político, no meio jurídico, e que tem interesse direto na cadeira de vereador”. Maycon diz que vai recorrer da sentença.

Histórico

A Comissão Processante foi criada na quarta-feira, dia 25, com o voto de 14 dos 15 parlamentares presentes. A primeira reunião da comissão ocorreu ontem. Nessa reunião foi apresentada a notificação a ser entregue a Maycon. O vereador terá 10 dias para elaborar sua defesa a partir do recebimento da notificação.

Ontem a Câmara recebeu mais uma denúncia sobre a mesma situação em que Maycon Cesar está envolvido. O novo documento foi encaminhado à Comissão Processante já instalada. Também na segunda-feira, a Casa recebeu denúncia contra o vereador Fabio Dalonso (PSDB), que foi arquivada, porque, conforme o pronunciamento dos vereadores durante a votação para a criação de comissão para investigar Dalonso, os crimes pelos quais o parlamentar é acusado não estão sob investigação judicial atualmente.

Foto de Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui