Emendas LOT
Imprimir
PDF

LOT, Plano Diretor e sistema viário serão debatidos na próxima semana; Confira detalhes

Lei de Ordenamento TerritorialA LOT (LC 470/2017) vai voltar a ser tema de debate na CVJ na próxima terça-feira (4), às 19h30, juntamente com o Plano Diretor (LC 261/2008) e o Sistema Viário Básico (Lei 1.262/1973). Nesse dia ocorre uma audiência pública para discutir um grupo de cinco projetos que promovem alterações nessas três leis. Apresentamos aqui um breve panorama dos textos que vão estar em debate no dia; confira.

Imprimir
PDF

Já são quatro os projetos para alteração da LOT

Lei de Ordenamento TerritorialSe você tem acompanhado as discussões da CVJ nos últimos dias, deve ter reparado que o tema Lei de Ordenamento Territorial, ou LOT (LC 470/2017) retornou aos debates, em especial por dois motivos: o veto parcial do prefeito Udo Döhler à lei, ainda em análise pelos vereadores, e o projeto que pretende incluir um zoneamento especial para permitir obras no Presídio Regional de Joinville. Porém, já há um conjunto de quatro propostas para fazer alterações na lei, incluindo a do presídio. Vamos aqui conhecer as mudanças à LOT propostas até o momento.

Imprimir
PDF

LOT é sancionada com veto parcial de Udo

O projeto da Lei de Ordenamento Territorial (LOT), aprovado em 2ª votação no último dia 13 pela Câmara, foi sancionado ontem pelo prefeito Udo Döhler como Lei Complementar nº 470. Foram vetados cinco parágrafos, incluindo a autorização de uso do recuo frontal nos terrenos de geminados para construção de garagens. Segundo ofício da Prefeitura à Câmara, o recuo poderia inviabilizar a ventilação e a exposição ao sol dos geminados.

Imprimir
PDF

Aprovada redação final com menos expansões urbanas

Vereadores discutiram e votaram redação final da LOT em sessão que se estendeu até às 21h10Os vereadores aprovaram o texto da redação final do projeto da Lei de Ordenamento Territorial (LOT) às 21h03, em prolongamento da sessão desta terça-feira (13). Um total de 17 emendas retirou ou substituiu trechos do texto da redação final da LOT. Dentre os trechos retirados estão as áreas de expansão urbana e as faixas viárias criadas pelas emendas parlamentares aprovadas durante a primeira votação, concluída em 31 de outubro.

Imprimir
PDF

Discussão da redação final LOT fica para terça (13)

Minuta da redação final da LOT esteve em discussão na Comissão de Legislação. O vereador James Schroeder (PDT), primeiro à direita na foto, pediu tempo para análise da redação finalMinuta da redação final do projeto da Lei de Ordenamento Territorial (LOT) vai voltar a ser discutida nesta terça-feira (13), às 15h. Texto apresentado à Comissão de Legislação nesta segunda (12) terá mais tempo para análise a partir de solicitação do vereador James Schroeder (PDT). O Projeto de Lei Complementar 33/2015, a LOT, está na fase da redação final desde sua aprovação pelo Plenário em 31 de outubro.

Imprimir
PDF

Redação final da LOT vai ser debatida por conjunto dos vereadores; Vale Verde depende de andamento da LOT

Uma discussão com todos os vereadores, com os consultores de urbanismo da Casa e com representantes da Fundação Ippuj sobre o futuro do projeto da LOT (PLC 33/2015) será marcada para os próximos dias. A reunião será agendada com o fim de se tomar uma decisão quanto à redação final do projeto da LOT, que depende, entre outras coisas, da reelaboração dos mapas do zoneamento urbano e do macrozoneamento para que fiquem de acordo com as emendas incluídas no projeto. A reunião vem na esteira da discussão do PLC 35/2016, o Vale Verde Encanto, que os vereadores da Comissão de Legislação vão tornar a discutir depois da reunião geral.

Imprimir
PDF

Plenário aprova parecer de Urbanismo; votação do projeto fica para segunda (31)

Vereadores tiraram dúvidas com presidente e técnicos da Casa em discussão de uma das emendasO parecer da Comissão de Urbanismo ao projeto da LOT (PLC 33/2015) foi aprovado em sessão nesta manhã. O próximo passo para a LOT é a discussão do projeto em si, que ocorre na sessão da próxima segunda-feira (30), com início às 17h. E a discussão já tem assunto. Os vereadores James Schroeder (PDT) e Adilson Mariano (PSOL) apresentaram ao Plenário, no fim da sessão desta manhã, emendas que foram retiradas enquanto o projeto ainda estava sendo avaliado pelas comissões de Legislação e Urbanismo.

Imprimir
PDF

Emenda que eleva adensamento secundário é aprovada

Público que acompanhou as votações da LOT durante as sessões que ocorreram pela tarde foi maior que em outros dias da votaçãoMais 11 emendas à LOT aprovadas no parecer de Urbanismo. Aumento da altura de prédios em áreas da periferia é uma das mudanças. Debate foi interrompido na emenda que estabelece mínimo de unidades habitacionais adaptadas a deficientes e será retomado nesta quinta-feira, às 9h30, em sessão extraordinária. Faltam 15 emendas para apreciação.

Imprimir
PDF

Vereadores aprovam setores especiais no Floresta e no Costa e Silva

Os vereadores se reuniram na manhã desta quarta-feira em sessão extraordinária com o objetivo de acelerar o processo de votação do parecer da Comissão de Urbanismo ao projeto da Lei de Ordenamento Territorial (LOT, PLC 33/2015). Cinco emendas foram aceitas e três foram rejeitadas pelos parlamentares durante a manhã. No período da tarde, das 15h30 às 17h, os vereadores realizam nova sessão extraordinária.
Imprimir
PDF

Transição entre leis passa a ser mais definida; Confira outras mudanças no texto

Vereadores, assessores e representante da Prefeitura esclarecem dúvidas sobre o texto da LOTDas 16 emendas incluídas no texto da LOT pelas sessões desta terça-feira (25), as principais são as que promovem transição entre a atual lei de zoneamento e a LOT e a que cria programa de regularização fundiária. Vereadores terão seis horas para discutir o texto nesta quarta (26). Haverá sessões entre as 9h30 e as 12h e entre as 15h30 e as 19h.

Imprimir
PDF

Expansão Urbana e Loteamentos dominam discussão das sessões desta segunda (24)

Presidente da Comissão de Legislação, o vereador Maurício Peixer (PR, ao centro) discute aspectos da LOT com outros vereadores e representantes da Prefeitura

Duas grandes áreas de expansão urbana foram autorizadas pelos vereadores a integrarem o projeto da LOT. Loteadores passam a ser obrigados a fazer calçadas, mas deixam de ter que implantar sinalização de trânsito. Parcelamentos de pequeno porte seguem sendo os de área inferior a 2,4 mil m². Acompanhe o saldo das discussões e votações da LOT nesta segunda-feira (24).

Nesta terça-feira também ocorre sessão extraordinária para apreciação ao projeto da LOT, às 16h.
Imprimir
PDF

Discussão da LOT inicia mais cedo na segunda (24)

Na próxima segunda-feira (24), a CVJ realiza sessão extraordinária com início às 16 horas para discutir o parecer da Comissão de Urbanismo sobre o projeto da LOT (PLC 33/2015). Depois desse horário, ocorre sessão no horário regimental, entre as 17h e as 19h, que também deve se dedicar à discussão da LOT. A sessão foi convocada após parlamentares manifestarem interesse, na sessão desta quarta-feira (19), em intensificar a apreciação do projeto.

Imprimir
PDF

Plenário aprova mais 3 emendas e rejeita proposta em conflito com legislação ambiental

Vereadores conversaram com técnicos da CVJ para esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo das emendas e a forma de deliberaçãoO Plenário da Câmara aprovou mais três emendas à LOT das que foram aceitas pelo parecer da Comissão de Urbanismo ao PLC 33/2015, a LOT. Isso ocorreu na sessão desta quarta-feira (19). Das emendas aprovadas, duas são sobre outorga onerosa e uma amplia a extensão de uma faixa viária no bairro América. A emenda 40 foi rejeitada por possíveis conflitos com a legislação ambiental no entorno do Morro da Boa Vista.

Imprimir
PDF

Plenário já apreciou 15 emendas; restam 60

Vereadores discutem tramitação da LOT; debate envolvia emenda em apresentação no telão Plenário aprova mais sete emendas do parecer de Urbanismo ao projeto da LOT (PLC 33/2015). Agora são 11 as proposições que passariam a integrar a versão final do projeto, ainda a ser votada. O projeto está em discussão já há quatro sessões.

Imprimir
PDF

Plenário aprova mais três emendas à LOT

Vereadores em pé estavam votando contrários a emenda ao projeto da LOT O Plenário aprovou mais três emendas do parecer de Urbanismo ao projeto da LOT (PLC 33/2015) na sessão desta segunda-feira (17). Duas outras emendas foram rejeitadas. O projeto tramita em prioridade. Há 69 emendas para serem apreciadas.

Imprimir
PDF

Potencial construtivo: CAL pode ser tema da próxima sessão

As emendas 9 e 11 devem ser as próximas a serem discutidas na segunda-feira, caso o Plenário siga a sequência da lista de emendas aprovadas pela Comissão de Urbanismo quanto ao projeto da Lei de Ordenamento Territorial (LOT, o PLC 33/2015). Essas emendas ampliam os índices do CAL, o coeficiente de aproveitamento do lote. O número do CAL indica o quanto você pode construir no seu terreno, e é um dos principais determinantes do chamado potencial construtivo, ao lado do gabarito.

Imprimir
PDF

Plenário aceita primeira emenda da LOT; discussão será feita sobre cada uma, separadamente

LOT será estudada pelo Plenário emenda por emenda; processo tem mais de 1.000 páginas

Plenário começou a discutir cada uma das 75 emendas aceitas pela Comissão de Urbanismo ao Projeto da Lei de Ordenamento Territorial (LOT, PLC 33/2015) na sessão desta terça-feira (11). O que está em votação é o parecer de Urbanismo, não ainda o projeto da LOT. Por requerimento do vereador James Schroeder (PDT), cada emenda admitida em Urbanismo será votada individualmente, com tempo para discussão. Confira o texto para saber quais foram admitidas. 

Imprimir
PDF

Parecer de Legislação sobre LOT é aprovado na sessão; Confira guia dos pareceres

O parecer de Legislação ao projeto da LOT (PLC 33/2015) foi aprovado ao fim da sessão de hoje. Para que o texto vire lei é preciso ainda a leitura e a aprovação do parecer da Comissão de Urbanismo. Antes dessa votação, é possível que os vereadores discutam as emendas apresentadas. A leitura do parecer pode ter início na sessão da segunda-feira (10). Para que você possa conhecer melhor os pareceres, preparamos um pequeno guia.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br