• Sessão Especial 30/05/2018
  • Audiência Pública
  • Audiência Pública

Nova Câmara Mirim é empossada

Vereadores mirins tomam posse na segunda

Os vereadores mirins da 14ª legislatura da Câmara Mirim tomaram posse, nesta segunda (27), em Sessão Solene. Eles assumiram mandatos de um ano no programa da Escola do Legislativo.

Leia também: Ex-vereadores mirins participam de novo projeto

Além de pais, professores, vereadores e autoridades, participaram da cerimônia os presidentes da Câmara e da Escola do Legislativo, Fernando Krelling (PMDB) e James Schroeder (PDT), e o prefeito Udo Döhler.

A escolha da mesa diretora será na 1ª sessão da Câmara Mirim, em 24 de abril

Os vereadores mirins fizeram o juramento e em seus discursos falaram sobre suas expectativas e reivindicações para o mandato.

A ex-vereadora mirim Emily Lentz, que vai assessorar os novos mirins, também discursou. Ela falou do aprendizado sobre política, oratória e como passou a respeitar as opiniões divergentes.

Para o presidente da Câmara, Fernando Krelling, a Câmara Mirim “é uma ferramenta de transformação, ainda mais nesse cenário em que o Brasil se encontra”.

O vereador James Schroeder, presidente da Escola do Legislativo, lembrou que o programa oferece a estudantes “uma vivência do Legislativo” e dos outros poderes. 

“Assim teremos cidadãos mais conscientes para fazer uma boa política no futuro”, falou James.

Em seu discurso, o prefeito Udo Dohler (PMDB) lembrou aos vereadores mirins que “o que importa na política é o caráter”.

“O caráter e o talento de vocês é que permitiram que estivessem aqui hoje. Contem com o Poder Executivo”, afirmou o prefeito.

A sessão de posse contou ainda com a presença dos vereadores Rodrigo Fachini (PMDB), Maurício Peixer (PR), Ninfo Konig (PSB) e Ana Rita Hermes (PROS), do vice-prefeito Nelson Coelho, do secretário municipal de educação, Roque Mattei, e da gerente regional de Educação de Joinville, Lorena Rothbarth.

A primeira sessão ordinária ocorre será em 24 de abril, às 14h30 no Plenário. Nessa sessão os vereadores mirins escolherão o presidente da Câmara Mirim e a mesa diretora.

Qem são os novos vereadores mirins:

Matheus Barboza Zastrow - E.M. Pastor Hans Müller

Gustavo Jong Chul Shin Rodrigues da Costa - E.M. Paul Harris

Bianca Retzlaff - E.M. Prof Zulma do Rosário Miranda

Nicolas Eduardo Bombazar - Colégio Santo Antônio

Nathalia Fanezzi de Souza - E.M. Professora Virgínia Soares

Isabela Orsi - E.M. Governador Pedro Ivo Campos

Eros de Freitas Marinho Pacheco dos Reis - E.M. Dr. Abdon Baptista

Eric Gabriel Caetano - E.M. Amador Aguiar

Mariana da Silva Gonçalves  - Escola Internacional de Joinville

Kauany Iára Ferreira Neves - E.M. Prof Lacy Luiza da Cruz Flores

Nadine Frehner - E.M. Emílio Paulo Roberto Hardt

Caroline Schmitz  - E.M. Dom Jaime de Barros Câmara

Brenda Schulze Zancanella - E.E.B. Francisco Eberhardt

Gabriela Hille - Colégio Oficina

Ana Paula Mendes - Colégio Machado de Assis

Geovana Leandra Kaufmann - E.M. Prof Thereza Mazzolli Hreisemnou

Caio Vinicius Santiago Simas - Colégio Tupy

Felipe Padilha Lubawski - E.M. Prefeito Luiz Gomes

Erika Batista Cunha - E.M. Prof. Nelson de Miranda Coutinho

A Câmara Mirim

A Câmara Mirim é um projeto da Escola do Legislativo da CVJ que proporciona a participação em atividades legislativas e culturais a estudantes regularmente matriculados no 7º ano do ensino fundamental do período matutino. Eles podem, por exemplo, sugerir à Prefeitura melhorias nas escolas.

Texto: Jornalismo CVJ, por Anna Carolina Vavassori, estagiária sob supervisão. Edição: Carlos Henrique Braga. Foto: Sabrina Seibel.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br