• Banner da Comissão da Verdade
  • Banner da Audiência Pública da Saúde

Urbanismo debate sinalização de trânsito; 100 locais de Joinville ganharão nova sinalização, diz Detrans

Por Jeferson Luis dos Santos. Posted in Notícias

Os vereadores da Comissão de Urbanismo receberam, na tarde desta terça, representantes do recém-criado Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) para colher esclarecimentos acerca das melhorias necessárias nas sinalizações de trânsito das vias joinvilenses. No próximo dia 7 de outubro será aberta a licitação que possibilitará a instalação de redutores eletrônicos de velocidade.

"Ameaça da ditadura é permanente. Os ditadores não estão dormindo", diz ex-preso político

Por Carlos Henrique Braga. Posted in Notícias

A Comissão da Verdade de Joinville ouviu nesta segunda-feira dois ex-presos políticos da ditadura militar em Joinville. O advogado Carlos Adauto Vieira e o bancário aposentado Edegar Schtzamann falaram por mais de uma hora. Eles lembraram suas prisões e a tortura psicológica que sofreram nos anos de chumbo. Nomes de militares custaram a surgir na memória deles, por vezes embaralhada pelo tempo. Os dois relataram um dos maiores medos do regime: livros. "Dom Quixote", considerado subversivo, foi queimado, assim como um álbum "comunista" do pintor espanhol Pablo Picasso. Um pastor evangélico, lembrou Edegar, ficou um ano preso porque não podia entregar dois revolucionários da classe operária: os personagens bíblicos Tiago e Isaías. Veja trechos dos depoimentos.

Câmara aprova Dia Municipal em Memória às Vítimas de Trânsito em Joinville

Por Jeferson Luis dos Santos. Posted in Notícias

Os vereadores aprovaram na Sessão Ordinária de hoje, em 1° turno, o Projeto de Lei 68/2014, que institui o terceiro domingo do mês de novembro como o Dia Municipal em Memória às Vítimas de Trânsito em Joinville. O objetivo será alertar a todos para medidas que contribuam para uma maior segurança no trânsito.

"Ameaça da ditadura é permanente", diz ex-preso político; Veja galeria de fotos da reunião

Por Carlos Henrique Braga. Posted in Notícias

A Comissão da Verdade de Joinville ouviu nesta segunda-feira dois ex-presos políticos da ditadura militar em Joinville. Eles relataram um dos maiores medos do regime: livros. "Dom Quixote", considerado subversivo, foi queimado, assim como um álbum "comunista" do pintor espanhol Pablo Picasso. Um pastor evangélico, lembrou Edegar, ficou um ano preso porque não podia entregar dois revolucionários da classe operária: os personagens bíblicos Tiago e Isaías.

VEJA GALERIA DE FOTOS DE SABRINA SEIBEL

Ouvidoria da Câmara atende de sujeira no quintal do vizinho a falta de preço na padaria

Por Carlos Henrique Braga. Posted in Notícias

O serviço de ouvidoria da Câmara registrou 77 atendimentos, neste ano, até o mês passado. São pedidos de informação e reclamações variadas - do incômodo com a sujeira no quintal do vizinho ao produto da padaria que não tem etiqueta de preço. Para a relações-públicas da Câmara, Renata Santayana Conversani, que responde a todas as solicitações, isso mostra que é no Legislativo que o joinvilense pensa primeiro na hora de reclamar seus direitos. “É muito positivo as pessoas acreditarem que a Câmara pode resolver seus problemas”, diz.

Idosos poderão usar somente carteira de identidade no transporte coletivo de Joinville

Por Jeferson Luis dos Santos. Posted in Notícias

Projeto de lei atualiza lei municipal, conformando-a ao Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/2003)

Vereadores derrubam a exigência de uso do Cartão Idoso para embarque de maiores de 65 anos nos ônibus de Joinville. O Projeto  de  Lei  Ordinária  nº 154/2014 atualiza a Lei 3806/1998, que regula o sistema de transporte coletivo, adaptando o artigo 67 ao Estatuto do Idoso. O estatuto, em vigor desde 2003, (posterior à lei municipal) estabelece que basta a apresentação de um documento do beneficiário que comprove a sua idade.

Aumento em adicionais de servidores da saúde será avaliado na quarta-feira

Por Carlos Henrique Braga. Posted in Notícias

A ampliação de pagamentos adicionais por periculosidade e insalubridade a servidores de áreas da saúde do município será avaliada na quarta-feira (17), às 15h30, em reunião extraordinária das comissões de Legislação e de Finanças da Câmara. O impacto previsto no orçamento da prefeitura é de R$ 4,4 milhões, neste ano, e R$ 11,3 milhões, nos dois anos seguintes.