• Plano Diretor

Como foram as atividades da Escola do Legislativo em 2021

Publicado em Notícias - Assuntos Gerais

Escola do Legislativo Evento Setembro Amarelo, realizado pela Escola do Legislativo no mês de prevenção ao suicídio

A Escola do Legislativo completou dez anos em 2021. O órgão da Câmara é responsável, dentre outras coisas, pela promoção de treinamentos para vereadores e servidores, bem como por ações de integração entre o Poder Legislativo e a comunidade escolar do município. Embora a pandemia tenha impactado os serviços da Escola no ano passado, a retomada este ano foi intensa em atividades.

Entre elas, estiveram reuniões com diversas secretarias e órgãos públicos das três esferas, com conselheiros municipais e ações culturais e de ensino durante o agosto lilás e o setembro amarelo, meses voltados ao combate à violência contra a mulher e à prevenção ao suicídio, respectivamente.

O Programa Legislativo Vai à Escola voltou presencialmente em 2021, levando conceitos sobre a interação entre os poderes da República e a sociedade civil para os estudantes por meio de atividades lúdicas. Foram 18 atividades, em quatro escolas, com 780 participantes.

Dentre os programas da Escola, a Câmara Mirim de Joinville apresentou cinco projetos de lei este ano. Dois deles foram encaminhados dentro da própria Câmara de Vereadores, indo um deles para as vereadoras de Joinville e o outro para a Comissão de Saúde.

Os outros três projetos foram encaminhados para Brasília e um foi aprovado pelos deputados mirins no programa homônimo da Câmara dos Deputados. O texto da vereadora mirim Ana Carolina da Maia, estudante da Sociedade Educacional Santo Antônio, defendeu a distribuição gratuita de absorventes íntimos para mulheres de baixa renda.

Os jovens parlamentares ainda apresentaram 217 indicações e 13 moções, que discutiram e deliberaram em doze sessões ao longo do ano.

Também neste ano a Escola ganhou nome: Escola do Legislativo Vereadora Ana Rita Negrini Hermes. Parlamentar na legislatura passada, a tradutora juramentada que defendia a causa animal morreu de câncer em fevereiro deste ano.

Sidney Azevedo
Mauro Artur Schlieck