• AP
  • Sessão Especial de junho
  • Sessão Especial de julho

Quem são e o que fazem os líderes na Câmara

Por Marina Bosio.

Montagem com fotos de Mauro Arthur Schlieck

Na primeira sessão do ano foram indicados os líderes de bancadas e dos blocos partidários. De acordo com o Regimento Interno, é responsabilidade dos líderes indicar substitutos em comissões permanentes e membros em comissões especiais, parlamentares de inquérito e processantes. Eles também podem usar a palavra em Plenário para assuntos que considerem relevantes e para rebater acusação sobre sua bancada ou bloco parlamentar.

O bloco formado por PR, PSDB, PSC, Solidariedade e PSB indicou Maurício Peixer (PR) como líder. Já o bloco composto por MDB, PDT e Pros é liderado por Mauricinho Soares (MDB). Fábio Dalonso, do PSD, lidera a minoria na Câmara.

O prefeito também pode indicar um líder de governo, segundo o Regimento Interno. Ainda no ano passado, o vereador Richard Harrison (MDB) foi indicado líder de governo em substituição ao vereador Cláudio Aragão (MDB), eleito presidente da Mesa Diretora da Câmara.

Já os partidos são liderados por:

• MDB - Mauricinho Soares
  • PSB - Ninfo König