• Sessão Especial 30/08
  • Acesse o portal da transparência
Blog da LOT

Tribuna livre: Polícia Civil e felicidade no trabalho

A Tribuna Livre desta quarta-feira contou com a presença de duas instituições. O Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina (Sinpol) veio apresentar suas reivindicações para melhoria nas condições de trabalho dos policiais e a Escola Feliz Vida Livre trouxe informações sobre o programa Felicidade.corp, segundo o qual a felicidade no trabalho é o melhor meio para ampliação da produtividade.

O vice-presidente do Sinpol, Juliano Primo Pedrini, defendeu, entre outras bandeiras, o fim do chamado plantão solitário, quando um policial civil, sozinho, atua em uma delegacia em horário de plantão. Ele também defendeu a implantação de mais delegacias especializadas, como a que seja focada em roubo de cargas.

Ele explicou ao Canal Legislativo, antes ainda do início da sessão, que a diminuição do efetivo numa sociedade que tem crescido em número populacional traz sobrecarga aos profissionais, que sofrem com desmotivação. O pedido por ampliação do efetivo é um dos principais.

Pedrini ressaltou também que o Sinpol defende a realização de delegacias especializadas, como a que trabalhe no combate a crimes relacionados a drogas. O combate focado no tráfico acarretaria diminuição em outros crimes que são ligados à estrutura do tráfico, segundo ele, como o roubo de cargas, que teve um aumento de 276% em Santa Catarina nos últimos 17 anos.

A sugestão de delegacias especializadas já foi apresentada à CVJ em outros momentos. Em abril, em audiência pública sobre a segurança na próxima década, o delegado Rodrigo de Aquino Gomes disse que o órgão tem adotado a estratégia de criar delegacias especializadas em vez de delegacias por regiões, considerando as funções constitucionais de outros organismos de segurança.

Ainda sobre as questões de desmotivação de policiais, o representante da Associação de Praças de Santa Catarina (Aprasc), Elisandro Lotin de Souza, disse, naquela audiência pública de abril, que o número oficial de suicídios de profissionais da segurança pública no país em 2016 (incluindo, além de policiais, agentes penitenciários, por exemplo) chegou a 24.

Felicidade no trabalho

As mentoras de felicidade Carla Cabral e Elair Floriano vieram apresentar dados na CVJ para sensibilizar o público da CVJ que a felicidade é o melhor meio de ampliar a produtividade em empresas e órgãos públicos.

A apresentação das mentoras indicou que “a Organização Mundial de Saúde prevê que o estresse e suas consequências, como depressão, devem ser a segunda maior causa de incapacidade e mortalidade prematura por volta de 2020. A estimativa é que, atualmente, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofram com a doença no mundo, sendo a depressão a principal causa de incapacidade laboral no planeta”.

Repercussão

James Schroeder (PDT), Tânia Larson (SD) e Ana Rita (Pros), refletindo sobre os temas apresentados na Tribuna Livre, recordaram da aprovação, ontem, do Projeto de Lei 206/2017, que reconhece utilidade pública do Núcleo de Apoio à Vida de Joinville, que mantêm um posto do Centro de Valorização da Vida em Joinville, e chamaram atenção para a necessidade de se efetivarem meios para se prevenir doenças mentais relacionadas ao trabalho, dentre elas a depressão e suas consequências, que podem chegar, nos casos mais graves, ao suicídio.

Richard Harrison (PMDB) aproveitou a participação do Sinpol na Tribuna Livre para discutir sobre o papel do governo do estado na gestão de segurança pública. Um dos dados questionados por Harrison é a ida para a reserva de 12 policiais civis e a contratação de outros 15 para Joinville. O número seria muito baixo, sendo que esses policiais que saem poderiam, conforme Harrison, atuar na preparação de uma reestruturação da Polícia Civil, com sua experiência.

Tribuna Livre

Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos no começo das sessões ordinárias das quartas-feiras, que é aberto a entidades legalmente constituídas. A cada sessão, até duas entidades podem se apresentar pelo tempo de 10 minutos cada uma.

Quer falar de sua causa na Tribuna Livre? Veja como proceder.

Texto: Jornalismo CVJ, por Sidney Azevedo / Foto: Sabrina Seibel

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br