• Siga a CVJ nas redes sociais

Audiência pública debate mudanças nas unidades de saúde do Paranaguamirim

Por Jeferson Luis dos Santos.

A construção de um novo posto de saúde e a manutenção da UBS Jardim Edilene eram os assuntos em pauta da audiência pública realizada pela Comissão de Saúde na noite desta quarta-feira no bairro Paranaguamirim. Vereadores, representantes da Secretaria de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e moradores da Zona Sul participaram da reunião realizada na Escola Municipal Pref. Nilson Wilson Bender.

No encontro com a população, a Secretaria de Saúde comunicou a ampliação e reforma na UBS Jardim Edilene e justificou que a obra de nova unidade ainda depende de recursos.

Nova unidade e reforma

Entre os problemas apresentados pelos moradores do bairro estão a necessidade de revitalização da UBS Jardim Edilene e a ampliação do número de agentes de saúde. O Diretor Executivo da Secretaria de Saúde, Fabricio da Rosa, assegurou aos moradores que há o planejamento da construção de uma nova unidade de saúde no bairro. De acordo com Fabrício, o projeto da unidade foi apresentado na Secretaria de Saúde, mas ainda está na dependência de recursos financeiros estaduais e federais para o início da obra.

Segundo Fabrício, um terreno à rua Nelson Siedschlag é uma possibilidade de local para receber a nova unidade. Outra possibilidade, nas imediações do próprio terreno onde está a Escola Nilson Wilson Bender, foi levantada pelo representante do Conselho Municipal de Saúde, Orlando Schneider.

Com relação à atual unidade, o Diretor Executivo da Saúde reconheceu a necessidade de ampliação e afirmou que uma reforma será feita ainda em 2017.

Audiências Públicas da Saúde.

As unidades básicas de saúde (UBSs) correspondem a um modelo de atendimento mais tradicional, vinculado a uma estrutura física, uma edificação, na qual os atendentes aguardam os pacientes para fazer o atendimento. Já as unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF), correspondem a um modelo que tem como finalidade a prevenção das doenças e a promoção da saúde, por meio de visitas regulares às casas de integrantes de equipes compostas por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e saúde bucal e agentes comunitários de saúde. O modelo foi proposto para os bairros Floresta e Aventureiro e também debatido com a população local em audiências públicas da Comissão de Saúde em abril e junho, respectivamente.

Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos / Foto: Sabrina Seibel 

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br