• Siga a CVJ nas redes sociais

Testagem para Covid-19 é debatida em sessão virtual

Por Sidney Azevedo.

A testagem para averiguar a evolução da Covid-19 em Joinville foi um dos tópicos principais nas discussões da sessão desta segunda-feira (25). Para alguns parlamentares, os números de Joinville sugerem subnotificação. Mas, o governo municipal anunciou que vai realizar um grande volume de testes entre os servidores da saúde, a partir desta terça-feira, no Centro de Triagem que está instalado na Associação Atlética Tupy, no Boa Vista. O objetivo é fazer os exames em 4 mil profissionais da saúde.

Até às 19h desta segunda-feira, foram confirmados 373 casos da doença na cidade, conforme o número da Secretaria de Saúde municipal. Conforme observado pelo vereador Rodrigo Fachini, com os 15 casos de falecimento na cidade, isso resulta em um percentual de 4% de mortes entre os contaminados na cidade. Fachini afirmou que há subnotificação de casos em Joinville ao comparar esse percentual com o de outras cidades de Santa Catarina. O parlamentar argumentou que com mais testes podemos planejar uma volta da economia com maior segurança.

Conforme os números da secretaria estadual, as cidades com maior número de casos são Chapecó (com 735 casos confirmados e 3 mortos, resultando em 0,4%) e Florianópolis (628 casos e 7 mortes, e um índice de mortes por contaminação de 1,1%). Para o estado inteiro esses números são 6.875 casos, 109 mortes e 1,6%.

Por outro lado, os vereadores Richard Harrison (MDB, líder do governo) e Roque Mattei (MDB) observaram que a obtenção de exames está muito difícil. Os parlamentares criticaram a postura do governo federal em relação à testagem da população e Harrison afirmou que o município está fazendo tudo o que é possível dentro das limitações existentes.

Os 4 mil testes a serem aplicados nos servidores da Saúde foram doados pela empresa BiomeHub, de Florianópolis, conforme nota da Secretaria de Comunicação da Prefeitura. Os testes são do modelo PCR, que identifica a presença do vírus na nasofaringe da pessoa testada.

Sobre a testagem

Em reunião da Comissão Especial da Covid-19 realizada há quase um mês o secretário de Saúde, Jean Rodrigues da Silva, disse que “nossa ideia é chegar a 10% da população de Joinville testada”. Na ocasião o município já tinha concluído uma licitação para a compra de testes rápidos para aplicação em massa. O objetivo da secretaria de Saúde era testar 60 mil joinvilenses em três meses.

No início de junho, conforme nota da Secom de 15 de maio, a Secretaria de Saúde espera já ter em mãos os testes adquiridos pelo município. Devem ser 18 mil testes rápidos e seis mil tipo PCR. O investimento total é de mais de R$ 4,6 milhões e a expectativa é de que sejam realizados 2,7 mil exames por semana.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br