• IPTU Progressivo
  • Outorga Onerosa
  • WhatsApp
Imprimir
PDF

Suplentes tomam posse para substituir vereadores licenciados

Por Jornalismo CVJ.

Suplentes tomam posse
Ucker e Deckmann cumprem mandato temporariamente, durante licenças de titulares

Tomaram posse na sessão desta quarta-feira (1º) três suplentes. Henrique Ludwigo Deckmann (MDB) substituirá Rodrigo Fachini, do mesmo partido, até 8 de outubro. Já Cassiano Gonçalves Ucker (PTB) ocupará a vaga de Ana Rita Negrini Hermes (PROS), até 2 de setembro. Iracema Bento (PSB), mais conhecida como Iracema do Retalho, integra o grupo de vereadores no lugar de Rodrigo Coelho, do mesmo partido, até 6 de agosto, quando assume Chico Zermiani, segundo suplente do PSB, que deve permanecer até 7 de outubro.

Deckmann é o 2º suplente do MDB. O 1º suplente é Mauricinho Soares, substituto de Roque Mattei, licenciado para atuar como secretário municipal de Educação. Henrique obteve 2.369 votos nas eleições de 2016. Fachini licenciou-se para tratar de assuntos pessoais até 8 de outubro.

Teólogo nascido em Ijuí, Deckmann atuou como gerente regional de saúde de Santa Catarina nos últimos cinco anos. Em entrevista ao jornalismo da Câmara, explicou que quer trabalhar com perspectiva de intersetorialidade entre várias áreas do poder público como serviço social, educação, esporte, cultura e segurança, por exemplo.

Com 2.340 votos em 2016, o joinvilense Cassiano Ucker vai ocupar a vaga de Ana Rita, licenciada para tratamento de saúde. Médico dedicado à geriatria, Ucker trabalha atualmente no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e no Pronto Atendimento Leste.

Ucker defendeu, durante seu discurso de posse, que agentes comunitários de saúde sejam melhor remunerados. Para ele, pacientes e profissionais de saúde devem ser o foco de seu mandato. Ele também defende uma maior participação de médicos na política.

Comerciante no bairro Iririú, Iracema do Retalho fez 3.307 votos na última eleição municipal para vereador, sendo a primeira suplente da coligação PSB/PMB. Natural de Timbó, ela ocupa a vaga de Coelho, que também requereu licença para tratar de assuntos pessoais.

Esta não é a primeira passagem de Iracema pela CVJ. Ela exerceu a função no ano passado, entre 4 e 30 de setembro. Como na primeira passagem, Iracema defendeu a abertura de uma casa de acolhida aos imigrantes. Na próxima segunda-feira (6) Chico Zermiani, joinvilense morador do Vila Nova, deve assumir a vaga agora ocupada por Iracema, conforme nota do líder do PSB, o vereador licenciado Rodrigo Coelho.

5º suplente

Além de Mauricinho Soares, Henrique Deckmann, Cassiano Ucker e Iracema Bento, um quinto suplente ainda pode integrar a Casa neste mês. Embora ainda não formalizada em requerimento, o vereador Odir Nunes (PSDB) anunciou licença pela sua assessoria de imprensa. Isso deve acontecer, segundo a informação, quando registrar sua candidatura.

O suplente imediato de Odir é Maycon Cesar, que alcançou 1.970 votos. Segundo a nota, porém, Maycon deve licenciar-se de imediato para deixar a vaga para o segundo suplente, Tarcísio Tomazoni Júnior (1.333 votos), por 30 dias. Passado esse período, Tarcísio deixaria a vaga, desta vez para o terceiro suplente Paulo Zick (996 votos), também por 30 dias.

Novo presidente em Finanças

Suplentes podem integrar comissões, mas não podem presidi-las — exceto se todos os membros, na ocasião, forem suplentes, hipótese em que seria escolhido o vereador mais votado para a função. Ana Rita é primeira-secretária da Mesa Diretora. Fachini preside a comissão de Finanças e é membro de Saúde. Coelho integra a comissão de Legislação como secretário.

Na ausência de Fachini, o até então secretário da comissão, vereador Fábio Dalonso (PSD), assume a presidência. Há possibilidade de eleição de um secretário em razão do período de 70 dias da suplência de Deckmann.

Reportagem de Sidney Azevedo, com edição de Carlos Henrique Braga.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br