• Siga a CVJ nas redes sociais

Vereadores cobram a volta do transporte público

Por Marina Bosio.

Câmara de Vereadores de Joinville
Mauro Artur Schlieck
 
A Comissão Especial da Covid-19 aprovou, em reunião virtual realizada nesta terça-feira (12), requerimentos pedindo informações ao Executivo municipal e apelando para o governo do estado que libere a circulação do transporte coletivo municipal. 

Um dos requerimentos é do vereador Jaime Evaristo (PSC), que solicitou que a Comissão vá à Florianópolis se reunir com o governador para pedir a liberação do transporte público municipal. O vereador argumentou que várias atividades já voltaram ao normal, e portanto a população precisa de transporte para ir trabalhar. Entretanto, por sugestão do relator da Comissão Especial, vereador Fábio Dalonso (PSD), os vereadores votaram e aprovaram apenas o apelo ao governador para que libere o transporte, sem a ida a Florianópolis, tendo em vista, segundo Dalonso, que não seria necessária uma reunião presencial no atual momento de pandemia.

Os outros requerimentos são do vereador Rodrigo Fachini (PSDB). Em um deles ele também pede ao governo do estado que o transporte coletivo municipal possa voltar a funcionar. Nos outros dois ele pede informações ao Executivo municipal. No primeiro ele pergunta à Secretaria de Saúde sobre a estrutura hospitalar de Joinville, o número de leitos de enfermaria e UTI na cidade, a quantidade de profissionais de saúde, a quantidade de servidores da saúde afastados em razão do novo coronavírus, a quantidade de exames de Covid que o município vai fazer, além de questões sobre equipamentos de proteção individual dos profissionais de saúde.

O outro requerimento questiona a Secretaria de Educação sobre o acesso dos alunos que não têm computador e não têm acesso à internet em casa aos materiais disponibilizados para o ensino, a quantidade de tablets que a Secretaria de Educação tem atualmente, como está o atendimento aos alunos surdos, se há professores intérpretes de libras, como está o funcionamento do cartão-merenda e qual a situação dos professores temporários e se há a possibilidade dos contratos serem prorrogados.

Relator da Comissão Especial, o vereador Fábio Dalonso afirmou que deve aguardar as respostas dos requerimentos para embasar o relatório final da Comissão Especial da Covid. A próxima reunião da Comissão Especial foi marcada para dia 26 de maio, às 16h.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br