• Sessão Solene
  • Sessão Especial de junho
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • Sessão Especial de julho 
  • AP
  • A gente faz
Imprimir
PDF

Poluição é principal problema dos rios, diz diretor de órgão estadual

Por Marina Bosio.

Comissão Especial dos Recursos Hídricos
Foto de Nilson Bastian

A Comissão Especial de Recursos Hídricos se reuniu nesta quarta (24) para uma apresentação do planejamento estratégico da gestão da água para os próximos anos, feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável. O diretor de recursos hídricos da Secretaria, Bruno Henrique Beifuss, apontou a poluição como principal problema para a qualidade dos rios do Estado. Segundo ele, promover o uso racional da água e melhorar sua qualidade é a meta para próximos anos.

A diretora da Companhia Águas de Joinville afirmou que a empresa está alinhada com o planejamento do governo catarinense. “Estamos fazendo obras de saneamento que vão reduzir a carga orgânica, além de promover a redução das perdas de água”. O objetivo do Estado é reduzir a carga orgânica nos rios em 65% até 2027, com melhora do saneamento.

Representantes de entidades, do Conselho Gestor da APA Dona Francisca e dos Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira estavam presentes. Nova reunião foi marcada para o dia 31 de outubro, às 15 horas.

Baixa dos rios

Representantes dos Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira e do Conselho Gestor da APA Dona Francisca mostraram preocupação com o futuro dos recursos hídricos na região. De acordo com as entidades, em Joinville, quando há períodos com pouca chuva, já é possível perceber a baixa dos rios.

A vice-presidente do Comitê dos Rios Cubatão e Cachoeira, Virgínia Barros, citou a cidade de São Paulo como exemplo. “Era a terra da garoa, hoje a falta de água é notável. Isso gerou consequência inclusive econômicas, com as indústrias indo embora da capital paulista”, afirmou.


Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma sugestão, crítica ou correção sobre esta matéria, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br