• Outorga Onerosa
  • IPTU Progressivo

Projeto muda lei de aplicativos e cria código disciplinar para motoristas

Por Felipe Faria.

Aplicativos de transporte

A Comissão de Legislação está avaliando um projeto de lei da Prefeitura, que faz mudanças na lei municipal dos aplicativos de transporte, como o Uber. O objetivo, segundo o Poder Executivo, é adequá-la à legislação federal, ampliando a regulamentação do serviço.

O PL 104/2018 autoriza a criação posterior, por decreto, de um código disciplinar. A intenção é aumentar a segurança do usuário de aplicativos, informa a Prefeitura.

Além disso, seis parágrafos de dois artigos da Lei Municipal nº 8467/17 seriam revogados. Eles estabelecem multas e punições a motoristas e operadoras dos aplicativos, chamadas de OTTAs.

Para a Prefeitura, “as alterações são necessárias, em virtude da Lei Federal nº 13.640, de 26 de março de 2018, que alterou a Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/12)”.

O projeto teria o relator escolhido em Legislação nesta segunda-feira (11), mas foi retirado de pauta. Motoristas de aplicativos estiveram na reunião para começar a acompanhar a tramitação.

Texto: Jornalismo CVJ / Foto: Google Images