• Siga a CVJ nas redes sociais

Moradores da Zona Oeste reclamam da falta de galerias prometidas na elevação da rua Minas Gerais

Por Sidney Azevedo.

Representante da Associação de Moradores do Vila Nova, Armindo Gilberto Schu criticou as alterações do projeto inicial de elevação da rua Minas Gerais

A Comissão de Urbanismo recebeu hoje representantes de associações de moradores dos bairros Vila Nova, Nova Brasília e Morro do Meio para discutir problemas causados na execução da obra de elevação da rua Minas Gerais. A principal reclamação dos representantes é que os trabalhos não foram executados de modo a garantir a vazão de água necessária ao rio Águas Vermelhas para impedir alagamentos nos bairros da região oeste.

O acordo firmado entre o governo do estado, a quem cabe a execução da obra, e a Prefeitura, a quem cabe a fiscalização do trabalho, teria sido quebrado à medida que, das 8 galerias previstas para dar vazão à água do rio, apenas 2 foram construídas. Armindo Gilberto Schu, representante da Associação de Moradores do Vila Nova, pontuou na reunião que uma dessas galerias só absorve o volume de água quando o rio “já bate na porta dos moradores”.

O vereador James Schroeder (PDT), que esteve com os moradores da região conhecendo a situação, disse que “o projeto que nós vimos é totalmente diferente do que está sendo executado”. Segundo o parlamentar, a “única explicação possível” para a mudança é que “tenha havido um ajuste do projeto ao orçamento”.

Como na reunião não houve representantes do governo do estado para explicar o motivo das mudanças, o presidente da Comissão de Urbanismo, o vereador Maycon Cesar (PPS), consultou os demais vereadores para que seja realizada uma nova reunião em que esteja presente alguém da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). Os vereadores aprovaram a sugestão de Maycon.

O rio Águas Vermelhas, com nascente no bairro Vila Nova, atravessa também a rua Minas Gerais, principal acesso do bairro Morro do Meio à região central da cidade. A incidência de alagamentos na via fazia com que os moradores do Morro do Meio tivessem de chegar às suas casas pela rodovia do Arroz, entrando pelo bairro Vila Nova. A proposta de elevar a rua Minas Gerais foi uma medida tomada para melhorar o acesso dos moradores ao bairro.

Foto de Sabrina Seibel

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br